sábado, 23 de agosto de 2008

Sob as asas da imaginação


Hoje entrei numa comunidade nova no orkut: “Eu sofro de imaginação”. Até o momento, nunca me ocorrera que eu “sofresse” disso.
Sofrer de imaginação... Isso é uma doença grave que atinge grande parte da população mundial e que agora me parece clara! Sabe todos aqueles surtos numas situações nada a ver? Aqueles dramas que te tiram horas de sono e enchem baldes de lágrimas? São apenas os sintomas dessa patologia!
Einstein diz que imaginação é mais importante que conhecimento. Eu diria que da fusão desses dois elementos nasce o Macgiver, o único ser capaz de arrombar uma porta usando uma lâmpada, um cano e um cubo de gelo. (???) Ok, mas e quanto a imaginação pura, simples? Aquela que usamos no dia-a-dia e nos relacionamentos com as pessoas? Aquela imaginação substituta do conhecimento, que abre brechas para frases do tipo “não é nada do que você está pensando”, que em 90% dos filmes, é EXATAMENTE o que o personagem estava pensado...
Já passou por aquelas situações chamadas “mal entendidos”? Como uma vez que a correntinha de um amigo meu prendeu no meu brinco enquanto ele se despedia de mim. Foram filmados em torno de 10 segundos da cena: o rosto dele a uns 2 cm de distância do meu, eu sorrindo, ele fazendo “carinho” no meu pescoço e uma música lenta de fundo. As pessoas que assistiram a filmagem tinham certeza que ele tinha colocado um chifre público na namorada. Ainda bem que eu estava presente na primeira exibição da fita... já pensou?
Às vezes fico viajando em como seria bom poder ler o pensamento das pessoas, desde criança esse sempre foi o meu sonho de “super poder”. E adivinha? O Pink, não é tão burro quanto parece! Tem um episódio que a gente assiste de dentro da cabeça dele, então dá pra entender porque ele fala aquelas atrocidades para o Cérebro quando este pergunta: “Pink, você está pensando o mesmo que eu?” O Pink, sofre do mal da imaginação fértil e veloz! Enquanto o Cérebro segue por uma linha reta e racional constituída de início, meio e fim, o Pink deixa a imaginação dele ir para onde ela bem entender! Se ele vê algo interessante ou lembra de alguma coisa, a imaginação dele flutua sobre as barreiras da lógica e pousam suavemente no hipopótamo cor-de-rosa de calção de banho.
EUREKA! Será que todos os loucos, dramáticos, alucinados, ciumentos do mundo apenas sofrem desse mal? E eu, por também ser portadora dessa doença sem cura, tenho imensas razões para crer que quem padece dessa enfermidade, sofre muuuuuito mais... A imaginação cria asas, tanto para o bem quanto para o mal! E se você está entendendo exatamente o que eu estou falando, é porque já ganhou um beijo tão gostoso que te fez pensar em casamento, filhos, bodas de prata, ouro etc. Com certeza já esperou um goiaba que estava atrasado 3 horas, imaginando que ele estava sentado na parada de ônibus quando foi atingido por uma bala perdida e que agora está caído no asfalto, ainda com o gibi na mão, e com os miolos escorrendo junto com o sangue para dentro da boca-de-lobo...
Qualquer coisa fora da rotina chama a atenção de um Maníacusalucinantius imaginativus, (esse é o nome científico da doença), qualquer coisa nova pode ser motivo de um trauma ou um surto. Cuidado! Não é de propósito, e nem é culpa nossa, se vocês nos dão espaço para imaginar! Não é culpa nossa se a casinha está tão longe que a gente vai ter que andar quilômetros imaginando a reação do dono quando for importunado, no meio da noite, por um moribundo que furou o pneu e agora precisa de um maldito macaco! (a piada do cara do macaco... é a minha favorita!), e se vocês têm a oportunidade de não serem mandados para o inferno, façam isso! Ajudem no tratamento de uma doença tão cruel!
Então, se você sempre chamou aquela garota para dançar, hoje, você vai olhar para ela e vai chamá-la dessa vez como de todas as outras! Porque se você deixar ela lá sentada te esperando e tentando descobrir o que está errado, na próxima festa, quando resolver falar com ela, corre o risco de ouvir palavrões em até 10 idiomas diferentes...
Ou ainda, se você tem um amigo de verdade, conte que você está namorando, ou que vai se casar! Essas são notícias supostamente boas, mas que podem vir a ser catastróficas, especialmente se seu amigo for um caso da versão mais grave da doença: Maníacusalucinantius imaginativus barraqueirus. Aí, meu amigo, se prepare! Você é o culpado por uma crise sem proporções definidas de um desses enfermos... Isso pode gerar conseqüências seríssimas! Desde caixas de lenço de papel amontoadas ao lado da cama a ingestão de remédios controlados. E aí? Vai pagar pra ver?
Disso tudo acho que todos nós podemos tirar uma grande lição: somos todos seres humanos, diferentes na forma de pensar, agir e sentir. Somos agraciados com o livre-arbítrio, que nos permite tomar nossas próprias decisões. Mas é importante lembrar que não podemos viver sozinhos e que nossas decisões particulares afetam sim as pessoas a nossa volta e, se nos importamos com elas não daremos espaço para a imaginação correr solta. Não que se deva dar satisfações ao mundo, mas as pessoas que amamos podem ser magoadas devido às falhas de comunicação. Porque o silêncio, ao contrário do que pode parecer, diz muito.

Naiara Gonçalves de Almeida – dez/05

Nenhum comentário: