sábado, 23 de agosto de 2008

20 anos blues


Não sei quantos de vocês compartilham da opinião de que existem dias, datas específicas, em que se é obrigado a parar pra pensar na vida. Particularmente, acredito que essas datas se resumam ao primeiro dia de cada ano e ao dia do aniversário. A primeira, cheia de promessas do porvir e a segunda remetendo a anos passados...
No dia de hoje eu, Naiara Gonçalves de Almeida, do sexo feminino, brasileira, solteira estou começando a terceira década da minha vida. Sinceramente não acho motivo para comemoração. Talvez antigamente tivesse, pensando no sentido de se ter sobrevivido a mais um ano. Afinal, ali pela idade média, seguindo alguns séculos depois, e... tudo bem, em alguns lugares até os dias de hoje, as doenças sem cura são tantas que a taxa de mortalidade, principalmente infantil, é coisa de se arrepiar os cabelos. Daí tem que comemorar mesmo, velhice é artigo de luxo.
“Hoje de manhã quando acordei, olhei a vida e me espantei... eu tenho mais de 20 anos...”

Logo de manhã quis voltar correndo pros 18... assim até parece que estão longe, ou que é possível. Na verdade é só porque 18 anos é a idade entre dois mundos, é quando você tem o universo nas mãos, onde pode ser tudo sem ter que ser nada. Agora é diferente, a partir de hoje não sou mais uma “teenager”.

“Eu tenho mais de mil perguntas sem respostas...”

Hoje é meu aniversário e cheguei a me perguntar algumas vezes se meu namorado teria sequer ligado se o orkut não começasse a avisar com uma semana de antecedência. Aliás, quantos mais se lembrariam? Talvez seja até uma maneira (precária, concordo), de se separar as pessoas para as quais nós fazemos alguma diferença. Hum... Agora começa a fazer sentido para mim a ânsia de algumas pessoas pelos telefonemas...
Meu aniversário. Não devia ter algo mágico nesse dia? Só consigo pensar que agora ajudo a compor a parcela da população com mais de 20 anos desempregada. E não só essa, mas também da que ainda vai demorar um booom tempo pra conseguir se formar e já passou dos 20...
Será que é só isso? A famosa “crise dos 20” que me atingiu? “Eu era feliz e não sabia?”. Sabia, sabia sim. Sei. E todo mundo pode saber.
“Os homens sofreriam menos se não se concentrassem tanto (...) na lembrança dos seus males, em vez de esforçar-se por tornar o presente suportável” Goethe
É isso! Sou feliz quase 90% do ano, portanto me reservo o direito de ter um dia, em meio aos 364 outros, só pra lembrar que do último ano pra cá o mundo só está cada vez pior...

“Eu tenho mais de 20 muros,
O sangue jorra pelos furos, pelas veias de um jornal...
Eu não te quero, eu te quero mal!”

A sorte é que não acaba aqui. Ainda existem aquelas pessoas, aqueles amigos que te acordam 7h da manhã fazendo serenata de Roberto Carlos, aqueles mesmos que com certeza acordaram antes do sol nascer e vieram de bem longe pra te dar um beijo porque é seu aniversário. E porque é seu aniversário, te trazem uma cesta cheia de coisas gostosas e assinam uma abóbora invés de um cartão;
A sorte é que existem aquelas pessoas que riem de você porque está despenteada e toda babada, mas não se importam em te encher de beijos mesmo que você ainda nem tenha escovado os dentes;
A sorte é que você tem seus pais, ou alguém que faça o papel deles, para te ligar um monte de vezes por dia para saber se está tudo bem, e te comprar o que quiser para comer.
A sorte, é que a sua melhor amiga, não se importa que você odeia fazer aniversário, e assim mesmo faz um escândalo no telefone e te convence a ir comer crepe, só você e ela. Porque o que é importante, não é a comemoração, ou a festa. O importante é estar com você... e afinal, hoje o seu é de graça né?!
Sorte que existem os seus amigos da aula de dança que se acotovelam pra tirar você pra dançar primeiro, e que te matam de rir com as suas piadinhas.
Sorte que existem os namorados pra te ligar... na verdade sorte dele ter ligado.
Sorte que você tem um melhor amigo que trabalha até tarde da noite, mas que não se esquece de você, mesmo que seja pra mandar uma mensagem do tipo “HÁ... VELHA... heuheu te amo”.
Ainda bem que existem essas pessoas para enfeitar dias tão feios. Talvez seja isso... Talvez agora eu tenha finalmente entendido “o espírito do aniversário” e percebido que por isso se comemora: Para que um momento chato da sua vida se torne um pouquinho mais encantador. E, o que seria de nós sem os amigos?

“Essa calma que inventei, bem sei
custou as contas que contei
eu tenho mais de vinte anos...”

Morena - mai/05

Nenhum comentário: