Sento do lado dele e ouvimos alguém comentar:
"sou ex músico".
Dou risada por dentro enquanto ele pensa em voz alta
"Como é que faz para fazer isso? Preciso descobrir!"
Eu discordo
"Precisa nada! Escuta o que ele vai falar e vai saber que não precisa".
E completamente alheio a nossa conversa, o cara continua:
"Sou analista de sistemas do Banco do Brasil".
Me sinto satisfeita!
"Tá vendo! Vai lá ser músico 'aposentado'!kkk"
Nessa hora páro de entender o que está acontecendo, não sei se porque já estava cansada ou simplesmente porque realmente não esperava aquela reação:
"Por quê?! Tá dizendo que eu não consigo? Eu posso ser o que eu quiser! Se eu quiser virar médico hoje eu posso! Duvida? Fala que duvida! Fala!"
"Eu ia ficar muito triste se você parasse de tocar guitarra..."
E espero que a frase ecoe nos ouvidos defensivos dele. Mas logo depois me revolto com o pessimismo!
"Por que você tem que levar as coisas sempre para esse lado? Claro que você pode fazer o que quiser! Qualquer um pode ser analista de sistemas, mas quantas pessoas tem coragem de assumir um instrumento?"
Não sei se falei alguma coisa a mais, não lembro o que ele me respondeu... O fato é que fiquei ruminando a história por mais de uma semana: Quantas pessoas tem a coragem de assumir um instrumento?
Lembrei do meu mestre, Bohomil Med e das piadinhas de sala de aula. Eu, no auge dos meus 20 aninhos era completamente incapaz de perceber algumas coisas que só entendi essa semana:
"Músico que não gosta de estudar tem que fazer concurso para o Banco do Brasil!!!"
Eu rachava de rir! Fazia parecer tão fácil! Desmerecia completamente o concurso e os outros candidatos, a prova e a pressão de responder em algumas horas o conhecimento acumulado em anos... Mas essa semana eu finalmente entendi que músico que não gosta de estudar tem sim que fazer concurso não só no Banco do Brasil como do Itamaraty, Polícia Federal etc, etc, etc.
Quantos anos leva para ser um bom médico? 7; 8? E depois o que você passa a fazer são atualizações e cursos mensais ou semestrais para saber o que está acontecendo? Isso tomando um excelente médico né?! Super preparado! Mas quantos anos leva para ser um bom músico?
Acredito que uma pessoa que estuda 14horas por dia por 1 ou 2 anos por mais dificuldade que tenha consegue passar em um concurso da vida e relaxar. Quantas horas por dia um músico tem que estudar?
A música é altamente ressentida. Para cada dia que você deixa ela, ela te deixa 2. E em um dia você perdeu 3. Que o digam meus dedos que a 10 anos não tocam Chopin...
Se pudesse ter congelado aquele momento e pensado por uma semana, voltaria um pouco antes do instante em que baixei os olhos:
Eu ia ficar muito triste se você parasse de tocar guitarra... Pára e pensa quantos anos você tem. Metade deles você passou tocando. Quantos dias você não encostou na guitarra? Metade deles você passou pensando nela. Quantas horas você passou dormindo? Metade delas você sonhava em tocar com seus amigos ou com seus ídolos. Claro que eu não duvido que possa fazer o quiser!!! Você toca guitarra! Você pode qualquer coisa... Você se confunde e me confunde quando usa as palavras, usa expressões e frases que não deveria em momentos que não deveria. Mas a guitarra é uma prótese, uma parte do corpo que não nasceu com você mas que Papai do Céu te permitiu usar e seus dedos te descrevem e te explicam em 3min muito mais do que meus lábios e meus textos poderiam fazer em horas de trabalho. Em 3min você me convida a te ver por dentro e eu não tenho que passar a semana pensando porque em 3min eu entendo. Dizem que o compositor é alguém que não sabe usar palavras porque se soubesse, não se daria o trabalho de fazer música. Eu digo que o compositor só escolheu a língua mais bonita, e ainda digo que permitiu a cada intérprete tornar aquela a sua própria história durante o momento da execução e convencer um público repleto de analistas de sistemas que existe esperança ao amanhecer, amor no fim do dia e perdão aos seres humanos.
Quem mais pode fazer isso?
Morena - mar/11
quinta-feira, 10 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário