sábado, 5 de dezembro de 2009

Música

Frequentemente pessoas me encontram ou me conhecem e me perguntam:
- Você é música?

Não. Não sou música. Mas se fosse queria ser o Choro pro Zé do Guinga. Ter a beleza, a extensão, a melodia que desliza, a letra que cativa e poder carregar comigo a melancolia, fazer arrepiar e apaixonar qualquer um que colocasse os ouvidos em mim.

Se eu fosse música, queria ser do Chico mais um Choro: o bandido. Para sentir a hamornia entortar todo o meu ser de dentro para fora, para poder respirar ofegante ao ser cantada pela Leny. Para ser fruto dele e do Edu, para poder trazer correndo nas minhas veias o sangue da inspiração de cada um e dos dois juntos.

Ah! Se eu fosse música queria ser parceira do João Nogueira e do Paulo César para poder mostrar ao samba qual a Minha Missão. Passear pela voz de Clara Nunes e ser sempre lembrada como um hino. Cada toque na minha pele intensa causaria em mim mesma o prazer de saber quem eu sou e porque sou. E lembrar que para poder estar viva e ser tocada, acariciada, chorada e amada muita madeira teve que morrer.

Se ainda eu fosse música, seria Insana. Mas poucos me conheceriam. Teria o prazer de penetrar na alma e sangrar o coração. Seria filha de duas mães: Sueli Costa e Ana Terra e mostraria toda a minha força frágil e feminina de ser música.

Se eu fosse música... Não saberia escolher! Felizmente Papai do Céu me fez gente, menina, mulher, senhora. Me pôs uma alma dentro do corpo e fez meu coração reconhecer o bumbo, o surdo e a zabumba como companheiros de batida.

Felizmente, Papai do Céu me permitiu cantar. Tocar e ser tocada por cada canção que me permita a proximidade. Felizmente, Ele me permitiu ser musicista e carregar a música na garganta para onde quer que eu vá. Assim, não preciso escolher, nem me conformar. Posso ser todas sem, ao mesmo tempo, ser nenhuma e posso sentir que a entidade maior vai sempre me acompanhar enquanto eu puder ser sensível e verdadeira com ela e comigo mesma.

"Cantei, cantei! Como é cruel cantar assim..."

Morena - dez/09

Nenhum comentário: