segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aos meus queridos companheiros de palco e de mídia...

Bom, essa semana tomei uma decisão que a mais de ano estou sofrendo pra tomar mas que chegou no ponto de se tornar insuportável... Uma sensação de parto: sofre, sofre, sofre e quando acaba o alívio... =) Ainda n cheguei completamente nessa parte do alívio pq tem muita gente que não tem um mínimo de consciência negra, jura que vive num país que não tem racismo e acha que se brigar comigo vai me fazer mudar de ideia rsss...

Em fim! A questão é que a algum tempo descobri q não sou morena! rsss depois q eu comecei a conviver com o pessoal do movimento negro eu entendi um bocado de coisas da minha vida sabe? Um tempo depois escrevi um texto q ilustra bastante isso... E a palavra "morena" faz parte de um processo de embraquecimento, como se ser negro fosse algo feio de se dizer. Qnts vezes a gente n ve alguém preto como a noite e o povo chama de moreno? Eu n posso fazer parte disso, eu não quero fazer parte disso... e a muito tempo sofro com a mudança do meu nome artístico que demorei taaaaaanto tempo pra conseguir escolher... Mas hj, inclusive pelo tipo de lugares e grupos q ando frequentando isso acaba se tornando tão contraditório... Essa semana fui convidada pra participar, cantando inclusive, de um evento chamado "Cabelaço",que acabou não acontecendo, mas que era sobre a ditadura da chapinha (problema nenhum com a tal da chapinha. O problema eh achar q seu cabelo eh "ruim" e q TEM que alisar o cabelo pra ficar "bonita") Mas como chegar lah bancando meus cachos q eu sempre amei, minhas raízes q estão estampadas na minha pele, bancando um movimento sobre racismo com "Boa noite, meu nome eh Naiara Morena..."? Aí pra mim foi a gota d'água... Tudo bem q mamãe pôs água na melanina q papai me deu rsss, mas "morena" é sacanagem e não dá mais! Como a bem uns dois anos venho procurando sem sucesso um novo nome artístico de que goste, apelei e comecei a mudar minhas coisas pra "morenO" mt gente acha q eh assim mesmo... mas cada clique que dava ficava tão triste... Achei "Naiara Moreno" tão pobre...

Então comecei a pensar bastante e achei "Lira" porque Lira é constelação do hemisfério celestial norte, Lira eh instrumento musical da antiguidade, provando que a música existe desde sempre e para sempre, Lira eh o círculo que paira no ar para atrizes e atores circenses nos encantarem, Lira eh a pequena parte do poema, como os versos... Lira eh arte, Lira eh sonho, Lira eh música e eu quero fazer parte disso... Pra quem se interessar, envio o link do texto que escrevi na época do início das minhas descobertas! =)

http://azulcantinhomeu.blogspot.com.br/2012/07/negra.html

De hoje em diante:

Lira-jul/2012

Um comentário:

Anônimo disse...

é engraçado como eu nunca tinha pensado em raça, em cor, até entrar na UnB.
Engraçado que eu sempre fui eu - cabelo cacheado, que só depois de muitos testes eu aprendi a deixar de um jeito que me agradasse (liso, cacheado, com ou sem volume, longo ou curto, você pode perguntar. não importa! é do jeito que eu gosto) e a pele duma cor... de brasil. Amarela apartamento se eu passar o ano sem visitar o litoral, mas gradações de estimulo da melanina se eu ficar 1 dia ou 1 mês na praia com protetor fator 50!
Nuca escolhi amigos ou amates pela cor da pele, mas pela vibração, pela sintonia de sentimentos e ideiais. Tenho uma melhor amiga catarinense (tipicamente loira dos olhos claros)e pra quem digo que já cumpriu a conta de falta de melanina na minha vida. E tenho também uma melhor amiga negra, uma das pessoas mais engraçadas, cheia de sensibilidade e pronta a dar conselhos e ajudar os amigos. Tem outra que é maranhense, outra que é baiana e outra que é brasiliense...
E dia desses estive pensando, pq tenho que ser negra ou branca? pq eu não posso ser assim... eu. Cara, meu cabelo é cacheado, não é crespo, juro, a raiz é lisa. Tem dias que ele até se revolta e resolve ficar liso até a altura das orelhas e sem volume algum, ai haja creme pra pentear e difusor. se eu tenho problemas com cabelo crespo? nenhum, até queria ter um cabelo que me proporcionasse mais volume e um daqueles penteados com panos coloridos sem que ficasse parecendo uma tripinha. meu nariz é mais fininho, e tenho diversos problemas demartologicos típicos de pele branca. ah, também tive que usar aparelho ortodontico, pq por causa da mistura de raças minha arcada é pequena pros meus dentes. deve ser culpa da, como você disse, água que minha mãe (minha bisavó era branca dos olhos claros, e eu só consigo lembrar do quanto sua pele de idosa era enrugadinha e do seu cheiro de talco) colocou na mistura - que alias, apesar do avô paterno fenotipicamente negro, meu pai é o filho mais claro... E daí eu penso 'eu sou negra?!' Sou. Sou negra. Sou branca. Sou (se brincar, não sei) índia. E acima de tudo sou alguém que se incomoda de ter que se encaixar em padrões sendo que a vida tem tanta nuances.