sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Uma noite de um "dia útil"

São 19h quando acordo meio sem vontade de levantar. Nem acredito que já está na hora e talvez por isso mesmo volte a dormir como se não fosse nada.

19:30h eu abro os olhos novamente e resolvo me mexer, afinal ela é linda e hoje é aniversário dela...

Tomo um banho rápido e procuro algo bem confortável para vestir, estou mesmo passada e não pretendo demorar, mas ela me chamou duas vezes e eu tenho que ir.

Tenho péssimas ideias para rechear uma pizza e resolvo que uma doce não é má ideia, mas já estou sem paciência quando não encontro banana e resolvo levar maçã e leite condensado: nada pode ficar ruim com leite condensado, certo?

Minha mãe não está passando bem, mas sei que daqui a pouco a amiga que está passando um tempo aqui, vai chegar; então resolvo sair assim mesmo depois de voltar duas vezes para comprar soro com gosto disso e daquilo... Não vou demorar e além disso, qualquer coisa ela liga.

São 21h quando finalmente consigo chegar. De longe já posso escutar a sanfona e a zabumba e involuntáriamente apresso meu passo como se estivesse tão atrasada que chegasse apenas para o findar dos trabalhos.

Vou entrando assim pela sala como se já conhecesse o ambiente e encontro o mestre Sivuquinha com seu acordeon acompanhando seu Zé do Pife. Mal apoio a bolsa no instrumento e já estou com o mic na mão cantando nem sei bem o que, mas lá estou eu! =)

Quando dou por mim está todo mundo em volta, tem triângulo, zabumba, 3 pandeiros, caixa, palma, pé no chão, pife, ganzá e uma infinidade de outras brincadeiras acontecendo ali a minha volta. Uma cena de quadro! E eu frustrada lembrando do menino que levou minha máquina e eu sem poder registrar aquele momento, aquela energia!

Não gosto de álcool, acho que justamente por ele mostrar o interior das pessoas, ele atrapalha a gente de conhece-las! Porque se o interessante no final das contas é justamente conquistar as camadas, galgar no íntimo da personalidade de cada um e compreender os porquês dos comportamentos e a maneira como eles foram voluntariamente apresentados a você! Pois bem, foi uma noite maravilhosa! Praticamente sem álcool! Poucas taças de vinho e quase nenhuma lata de cerveja. =)

O tempo foi passando e eu já me sentia intrusa no ambiente musical, fominha! heh, até o seu Zé do Pife pedir para levar algumas músicas com as belas juvelinas. Me retiro sem me retirar sabe? Quando você fica ali no cantinho de espreita? Daí a pouco tinha um ganzá de uns 30 cm na mão, depois peguei o triângulo, toquei meu tantan de papel, brinquei com o pandeiro, voltei a cantar... nó! Me senti uma criança logo depois de abrir mil presentes de natal!

A hora foi passando, cantei choros, forrós tantos e o tempo todo conferia o celular para saber se mamãe precisava de mim. Bom, não ligou, e a Nenza está em casa. Quando finalmente decidi ir ouço numa voz suave Nelson Cavaquinho... não posso ir! E as bossas invadem o ambiente quando crio forças e já estou me despedindo. Bem nessa hora vem Clara Nunes... Maldade! Tenho que sentar no chão e puxar o tantan porque sinto falta da batida do meu coração exposta a quem tiver sensibilidade de ouvir... Pego o pandeiro e troco de mão mil vezes pela incapacidade de segurar por tanto tempo, no final já estou com ele no colo batendo só os graves.

A rabeca, iluminada vem dar uma cor diferente para a madrugada e eu toco de olhos fechados o que quer que seja que arrumei para segurar, mas não posso relaxar e penso que além de indisposta minha mãe ter que ficar acordada para se preocupar comigo é no mínimo injusto!

São 3h da manhã de uma sexta-feira quando me levanto contrariada e começo a me despedir dos poucos presentes da sala. Quase não comi, não tive tempo!, e minha garganta, que começou a noite rouca, me promete retaliação.

Mesmo assim dirijo contente para casa e grata pela bela noite musical que tive! Pela linda menina que, em pleno século XXI separou um tempo de comemorar seu aniversário numa quinta-feira e não se ocupou com o dia seguinte, mas apenas em receber amigos e música num ambiente lindo e aconchegante.

Agradecida! =)

Morena fev/11

Nenhum comentário: